Sede da AHETA
Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve




Concepção e coordenação: Leonel Moura
Arquitectura: Angelino Gomes e Luís Sanchez Carvalho
Engenharias: Proman e Quadrante
Local: Albufeira
Cliente: AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve)

A nova sede da AHETA, a principal associação empresarial da região, é mais do que um simples edifício. Na sua concepção esteve a vontade de criar algo de original e inovador de forma a simbolizar uma nova arquitectura para um novo turismo no Algarve.
A arquitectura da região, desde sempre dominada pela "casinha algarvia" e por pseudo-referências arabizantes, é na sua generalidade muito pobre. Nesse sentido aproveitei a oportunidade para conceber uma peça contemporânea e até futurista que introduz um elemento de inovação nesse panorama pouco estimulante.
Sugerindo uma concha ou uma nave espacial, o edifício é totalmente revestido a resina plástica. No primeiro piso a iluminação natural faz-se através de um conjunto de amplas pestanas móveis, as quais são manipuladas em função das necessidades dos utilizadores. Desse modo através de uma interacção aleatória o edifício muda constantemente de forma.
No projecto da Aheta tentei aplicar algumas ideias comuns à minha prática artística. A inovação nos materiais e nas formas, a aplicação dos conceitos de complexidade, emergência, interacção ou auto-organização. E acima de tudo a vontade de dar origem a processos dinâmicos onde seja possível introduzir princípios de autonomia.
LM

O edifício conta com 2 pisos e um meio piso. No piso 0 tem uma recepção, um hall, um pequeno auditório, central de segurança, áreas técnicas, sanitários e um elevador. No meio piso tem áreas de reunião e escritórios. No piso 1 tem um salão nobre, uma série de escritórios, uma pequena copa e sanitários. Todo o espaço permite a acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida e conta com uma gestão centralizada. Existe ainda uma cave que serve para arrumos e de área técnica.


Imagens do exterior


[Ref: 80]


[Ref: 82]


[Ref: 92]


[Ref: 105]


[Ref: 94]


[Ref: 74]


[Ref: 77]


Imagens do interior


Piso 0, área de recepção [Ref: 59]


Piso 0, área do elevador [Ref: 01]


Meio piso e acesso ao piso 2 [Ref: 16]


Meio piso e acesso ao piso 2 [Ref: 43]


Meio piso com lanternim aberto [Ref: 61]


Subida das escadas e vista dos lanternins [Ref: 44]


Corredor central do piso 1 [Ref: 20]


Corredor central do piso 1 [Ref: 25]


Vista dos lanternins [Ref: 28]