Who's afraid of red, yellow and blue? (2002)



Pinturas Voronoi

A série Voronoi realizada em 2002/03 baseia-se nos diagramas do mesmo nome criados pelo matemático russo Georgy Voronoy (1868-1908). Trata-se de uma geometria celular, muito dinâmica, que hoje encontra múltiplas aplicações na ciência, desde a biologia à meteorologia e em inúmeros modelos de crescimento de cristais, manchas de poluição, desenvolvimento urbano, contaminação social e cultural.
Apliquei estes diagramas em várias obras de arte e também nalguns projectos de arquitectura que realizei nos últimos anos.
Para esta exposição a própria Galeria é invadida pela geometria Voronoi gerando uma nova percepção do espaço.
Algumas pinturas sugerem o ambiente pictórico de Mondrian mas agora com uma configuração totalmente diversa mais caótica e portanto própria dos conhecimentos do século XXI.
Importante também do ponto de vista da construção destes quadros é o facto deles resultarem de algoritmos que geram autonomamente as formas e portanto com uma intervenção mínima da minha parte. Nesse sentido estas pinturas são representativas de uma fase inicial de criação de um novo tipo de arte que posteriormente desenvolvi com maior alcance nos robots pintores.