Vários Robots

Para Acabar de Vez com a História da Arte

A exposição com a série Erased apresenta um conjunto de obras realizadas por robots a partir de pinturas de conhecidos autores [Warhol, Rauschenberg, Frida Kahlo, Van Gogh, Kandinsky, Leonardo da Vinci, Amadeo de Souza Cardoso, Picasso, entre outros].
A técnica de composição é determinada pela leitura que os robots fazem do suporte cromático, reagindo de forma autónoma às variações de colorido, ora reforçando certas zonas ora deixando a superfície original quase intacta. Estes robots são dotados de sensores de cor e um programa que lhes permite tomar decisões a cada momento sem qualquer intervenção externa. Nesse sentido pode falar-se de uma interpretação original em que a criatividade da máquina se torna no centro de um projecto que deixa de fora, o mais possível a componente humana, isto é, o autor humano que esteve na origem do processo.

"A arte tem sido encarada através dos tempos como uma actividade exclusiva dos humanos. Constituindo mesmo uma fronteira nessa estranha separação sempre pretendida entre vida humana e restante vida. Contudo, nas últimas décadas, o desenvolvimento do estudo sobre o comportamento animal tem vindo a revelar a produção de actos e objectos que facilmente se enquadram naquilo que consideramos relevar da expressão artística. Um apurado sentido do decorativo nalguns pássaros ou as pinturas do chimpanzé Congo reveladas nas precursoras investigações de Desmond Morris e depois prosseguidas em muitas outras experiências com os nossos mais próximos parentes no reino animal.
A minha proposta vai contudo um pouco mais além. Também os robôs, desde que dotados de autonomia e alguma inteligência, podem gerar uma expressão própria que pelas suas características devemos considerar como uma nova forma de arte independente daquela que é produzida pelo artista humano que esteve na origem do processo. Ou seja, a inteligência artificial pode gerar uma criatividade artificial.
Neste sentido esta criatividade artificial produzida por robôs questiona não só as noções correntes de arte e cultura, como o próprio conceito e lugar do humano. Já que pela primeira vez somos confrontados com a possibilidade, muito real, de darmos origem a seres com capacidades similares ou mesmo superiores às nossas". (Leonel Moura)



Erased [Frida Kahlo], 2007, acrílico sobre tela, 160 x 130 cm


Erased [Van Gogh], 2007, acrílico sobre tela, 170 x 130 cm


Erased [Amadeo], 2007, acrílico sobre tela, 130 x 130 cm


Erased [Warhol], 2007, acrílico sobre tela, 130 x 130 cm